terça-feira, 15 de julho de 2008

Bonecos reais


Quando crianças brincamos com bonecos e bonecas, brincamos de “casinha”, e outras brincadeiras aonde cuidamos de uma boneco de plástico, ou pano que representa uma criança, mas quando crescemos, esses bonecos são substituídos por bebês de carne e osso.

Qual é a idade ideal para essa substituição? A resposta é muito particular.

Ao meu ver, é um tema, que com o tempo, foi banalizado, tornou-se tão comum vermos meninas na faixa dos 14 aos 18 anos grávidas que acabamos nos acostumando com essa “idéia”. Não é papo de moralista, mas hoje soube que uma menina de 15 anos que eu vi nascer e até aulas a ela, esta grávida, isso me fez refletir não consigo acreditar, afinal é uma “criança” que vai cuidar de outra criança. Será que ela tem estrutura psicologia, fisiologia, emocional e financeira suficiente?
Agora o por que isso acontece...
... Por N fatores: por falta de instrução (às vezes sim, mas neste caso não), por rebeldia (porque é proibido), etc...

O que pensa na cabeça de quem passou por essa situação?
 “Eu fiz o que fiz, porque queria provar que eu cuidava da minha vida, não precisava de permissão pra nada, sabia que camisinha era importante mas achei que nunca aconteceria comigo, afinal eu tinha 14 anos... ...o “cara” sumiu, era um “ficante”, achei que ele ficaria comigo, quando contei que estava grávida ele mudou até de cidade, parei de estudar e até hoje não consegui voltar... ... a gravidez foi de risco, quis abortar, mais meus pais não deixaram, senti raiva, fiquei internada, não podia ir pra “balada” nem beber, quando meu filho nasceu, eu não queria ele, achei que estava “livre”, mas ai é que eu estava presa de vez, tinha que acordar de madrugada, com choro de criança, não sabia o que fazer, passava os dias dentro de casa , enquanto minha amigas saiam e “curtiam” a vida, foi então que percebi que eu não sabia nem cuidar de mim, quanto mais de outra pessoa, por que se eu soubesse me cuidar não teria engravidado.
Hoje sou feliz, com meu filho, mas não consigo namorar sério e perdi 4 anos da escola, acabei de fazer 18 anos e parei na sexta série, naquela época eu já era repetente e já tinha perdido 2 anos porque reprovei, agora, quero voltar a estudar e trabalhar para voltar a sonhar.”

  Anônimo, 18 anos 
  Mãe de um menino de 4 anos  

          
Esse foi um relato, de uma menina entrevistada, ela permitiu a publicação, mas não quis se identificar.

Fica mais um tema martelando em minha mente!
E espero que na sua também!



Nenhum comentário:

Ominia vincit

"O vitorioso é aquele que nunca desiste"